Home / Sugestão do Dia / Couve Crespa Roxa
Couve Crespa Roxa

Couve Crespa Roxa

Da série: descobri na feira/fazenda orgânica! 

Quando passei a prestar mais atenção de onde vinha meu alimento, passei a frequentar feiras orgânicas, consequentemente, conheci produtores e visitei fazendas lindas, que cuidam de cada etapa do plantio a colheita, me trazendo mais consciência dos processos e da procedência do meu alimento. 

De brinde, ganhei uma infinidade de novos conhecimentos: folhas, raízes, vegetais e frutas que eu nunca tinha visto antes. Um show de novas possibilidades, igual criança quando chega em um lugar novo: brilho nos olhos, queria levar tudo! 
Aos poucos, fui conhecendo muitas variedades de couve, de cenoura, beterraba, batatas, arroz, muitas possibilidades que me fizeram sair da caixinha arroz branco e feijão preto de todo dia. 

Hoje vamos falar da Couve Crespa Roxa, folha que tem origem na Toscana, rica em versatilidade, vai da salada crua, a caldos e sopas, refogada ou mesmo, assada, consumida como chips. 

Falando em fatores nutricionais, 2 folhas desta couve, oferece de uma só vez, muito mais nutrientes que alimentos consumidos durante a semana: 684% do valor diário de vitamina K, 206% do valor diário sugerido de vitamina A e 134% de vitamina C. É um boom de energia e vitaminas para nosso corpo e saúde! 

Recebemos esse buque de saúde na última cesta do CSA da Fazenda Sta Julieta  Bio, fresquinho e recém-colhido. 

Para aproveitar, uma parte virou suco verde, outra, assamos como chips e acompanhou um guacamole delicioso. A natureza é perfeita! 

Receita

4 folhas de Couve Crespa Roxa
Pitada de Sal e Fio de Azeite

Lave as folhas e rasgue com as mãos pedaços menores, dispensando o talo (reserve para fazer uma sopa de vegetais, caldo etc)
Salpique sal e um fio de azeite. Misture bem com as mãos e espalhe em uma assadeira. 
Leve ao forno pré-aquecido em 180 graus. Por aqui, foi mais ou menos, 15 minutos. A cada 5 minutos, abrimos o forno, misturamos as folhas, para que elas assem por igual. 
Quando estiverem douradinhas, desligue o forno e deixe-as lá dentro enquanto prepara o guacamole. 

Receita Guacamole

1 abacate ou avocado
1 tomate em cubos
1/2 cebola roxa em cubinhos
Suco de 1 limão
Salsinha e Coentro a gosto

Amasse o abacate, com um garfo. Acrescente o tomate e a cebola roxa, esprema o suco de limão. Adicione uma pitada de sal e um fio de azeite. Salpique a salsinha e coentro. Sirva! 

Desfrute! 

 

 

 

0 Comentário

Deixe um comentário