Home / Movimento / Cooperapas
Cooperapas

Cooperapas

Criada em 2011, a Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo nasceu do desejo de alguns agricultores familiares de não mais produzir alimentos com os métodos ditos “convencionais” – uso de agrotóxicos para reter pragas, uso de adubos ou fertilizantes químicos para acelerar o crescimento de hortaliças – e de migrarem para utilização de resíduos ou adubos orgânicos.

Por trás desse movimento estava também a vontade de reaproximação com o  alimento, entendendo que, além de um produto a ser consumido, é um elo com o entorno e com o caminho possível para uma cidade sustentável e educadora.

Localizada no distrito de Parelheiros, bairro do extremo sul de São Paulo que concentra, junto com o distrito de Marsilac, a maior área agrícola da capital, a produção orgânica da Cooperapas é provida do trabalho de 35 cooperadas e cooperados que a compõem. 

Em 2014, começou a fornecer alimentos ao Instituto Chão, feira localizada na Vila Madalena, cuja parceria continua até hoje. Tal colaboração ramificou-se para que outras se formassem; hoje a Cooperapas tem uma barraca fixa na Feira de Orgânicos do Ibirapuera. 

A qualidade dos alimentos comercializados chamou a atenção de alguns restaurantes, que viram a oportunidade de incluir em seu cardápio uma gama alimentícia orgânica, aumentando o número de pequenos restaurantes que hoje, servem alimentos naturais e orgânicos aos clientes, na grande SP. 


Em fevereiro deste ano, a Cooperapas firmou com a prefeitura de São Paulo um acordo para fornecer alimentos orgânicos para toda rede de escolas da cidade. Serão 56 toneladas de produtos orgânicos entregues ao longo do ano escolar municipal.

Avenida Jaceguava 3933, Parelheiros, São Paulo - SP.
Facebook @cooperapas.agricultura

Instituo Chão
Rua Harmonia 123, Vila Madalena - São Paulo, SP.
De segunda a sábado, das 8h às 14h

Feira de Orgânicos do Ibirapuera
Rua Curitiba 292, Paraíso - São Paulo, SP.
Aos sábados, das 7h às 12h30