Home / Intuitivo / Assando Vegetais sem Azeite/Óleo
Assando Vegetais sem Azeite/Óleo

Assando Vegetais sem Azeite/Óleo

Não ter passado por escola de culinária, foi a grande escola para mim. 
Ter bons mestres e dicas de aprendizado pelo caminho, uma bela estrela michelin. 
Sempre achei a comida de rua principalmente, muito oleosa.
Não amo azeite como as pessoas próximas de mim amam. 
Mas se tem algo que eu adoro, é praticidade, louça que não da trabalho e comida quentinha saindo do forno.

Nessa de experimentar, você acerta algumas coisas, outras não ficam lá tão incríveis, mas assar vegetais no forno, com temperinhos e água, foi a descoberta mais feliz que fiz. 
Sim, apenas água!
A água tem um papel importante aqui: enquanto o forno vai aquecendo, a água também aquece, cozinhando os vegetais, deixando eles mais suculentos e macios. E sim, se você assar batata por ex., com água e sal, quando a água secar, as batatas começam a dourar, e ficam crocantes por fora, macias e deliciosas por dentro. 

Assadeira da Revolução

Cenouras 
Batata Doce
Alecrim ou outra especiaria 
Alho com casca
Lemmon Pepper ou Páprica Defumada ou outro tempero

Lave os vegetais, corte-os ou mantenha inteiros, salpique os temperos, alho e sal. Despeje um pouco de água, o suficiente para preencher o fundo da forma.
Leve ao forno pré-aquecido em 200 graus. Mantenha no forno, por mais ou menos, 20 minutos. Experimente e veja se está do seu agrado.
Se quiser mais macio, despeje mais um pouco de água. Se quiser mais crocante, quando a primeira água secar, vire os vegetais e deixe assar mais um pouquinho. 

Cozinha é experimento, aprendizado e nunca erro. Dificilmente a gente perde algo, estamos sempre nos melhorando, melhorando sabores, descobrindo formas novas, aprendendo.