Home / Espiral / Pessoas que mudam o mundo: Empório Figueira por Rayane
Pessoas que mudam o mundo: Empório Figueira por Rayane

Pessoas que mudam o mundo: Empório Figueira por Rayane

Aos 24 anos, Rayane queria ser uma empresária diferente, estava trabalhando com exportação e, insatisfeita com os padrões e a rotina massiva, abandonou a carreira para abrir um negócio ousado: um e-commerce de produtos naturais, o Empório Figueira.
“Queria algo que tivesse significado.Quando me imaginei como empresária pela primeira vez não queria ser “padrão”, queria e precisaria ser mais do que apenas isso”, conta ela, que abriu a empresa junto com um sócio.
Inicialmente o Empório era somente online.
Hoje, dois anos depois da empreitada, eles abriram a primeira loja física em Santo André, região do ABC. Na internet, vendem para o Brasil todo - atacado ou varejo. “Acredito em projetos que visam a transparência, a qualidade de vida, o equilíbrio, a sustentabilidade, a inovação, a acessibilidade a todos, a conexão e a energia com as pessoas envolvidas”, diz a empresária.
A alimentação mudou a sua forma de ver o mundo? “Sempre me dediquei muito nas pequenas atitudes diárias para transformar o mundo em um lugar melhor, mais sustentável e igualitário. Gosto de pensar que o Empório é uma forma pequena (ainda) de poder ajudar as pessoas e de fazer a diferença. De ser uma dessas pequenas atitudes”.


Relações reais

“Hoje, no mundo virtual e na maioria das grandes instituições tudo é sempre muito robotizado, falta o contato humano e isso é algo que acredito também que falte no mundo de uma forma geral. Na Figueira, o cliente pode falar com a gente por um chat online, whatsapp, telefones e e-mail, qualquer meio de comunicação que lhes for mais confortável, trazendo essa proximidade, para que através dela eu consiga estar sempre em um processo constante de evolução, não apenas conquistando clientes, mas fazendo eles amarem a nossa loja”.

Mudar o mundo
Para ela, a Empório significa muito mais do que o estilo de vida diferente que buscava no início, ela representa algo maior. “Me faz acreditar que com meu trabalho levo acessibilidade de uma alimentação mais saudável às pessoas; orientar nossos clientes com dicas e receitas; e que podemos ajudar as pessoas com intolerâncias e restrições alimentares a encontrarem produtos diferenciados ou que estejam precisando”.


Rayane Estevan tem 26 anos e é de Santo André, São Paulo. É sócia do Empório Figueira produtos naturais, loja física e e-commerce para todo o Brasil.


Sobre a figueira
A inspiração para o nome do Empório veio de uma árvore cheia de simbologia. Budistas, hindus e jainistas têm venerado essa árvore por mais de dois milênios. Ela aparece em hinos da civilização védica datados de 3,5 mil anos. E está presente em muitas histórias: de ficção, folclore e ritos.
Além de simbolizar a fertilidade, seu fruto sustenta mais animais do que qualquer outro tipo de fruta. Há mais de 1,2 mil espécies que comem figos, incluindo um décimo de todas as aves do mundo, quase todos os morcegos que se alimentam de frutas e dezenas de tipos de primatas.Não só isso. Suas raízes ajudam a regenerar a vegetação e são fortes o bastante para servirem de pontes naturais em locais de difícil acesso.Veja mais sobre as figueiras: https://www.bbc.com/portuguese/vert-earth-39450649